Caraguatatuba sedia nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de junho) a 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Polo Cultural Jac Costa. O evento reúne gestores públicos, profissionais da área da saúde, representantes da sociedade civil e membros da comunidade para debater os principais desafios enfrentados pelo sistema municipal de saúde.

Entre os temas centrais da conferência estão o financiamento da saúde pública, a resposta do setor às emergências climáticas e a promoção da justiça social no acesso aos serviços de saúde. A pauta reflete tendências nacionais que vêm sendo incorporadas às conferências municipais em todo o país, reconhecendo que eventos climáticos extremos têm impactos diretos sobre a saúde das populações — especialmente em regiões costeiras como o Litoral Norte.

Formato participativo

As conferências municipais de saúde são instâncias previstas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a participação popular na formulação das políticas públicas de saúde. Em Caraguatatuba, a 10ª edição do evento representa uma oportunidade de diagnóstico coletivo das necessidades locais e de proposição de diretrizes para os próximos anos.

Os debates devem subsidiar o plano municipal de saúde e as deliberações do Conselho Municipal de Saúde, instância responsável pelo controle social das ações e serviços do setor. A participação da comunidade é aberta e incentivada pelos organizadores do evento.