Alunos de São Sebastião aprendem sobre fauna silvestre e segurança viária em ação conjunta da Tamoios e Módulo
Programa 'Caminhos que Educam' levou palestras ambientais e de cidadania a 240 estudantes do Topolândia
Uma ação de educação ambiental realizada na última semana reuniu colaboradores da Concessionária Tamoios e estudantes do Centro Universitário Módulo, de Caraguatatuba, na Escola Municipal Patrícia Viviani, no bairro Topolândia, em São Sebastião. A iniciativa faz parte do programa 'Caminhos que Educam' e envolveu 240 alunos do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental.
Ao longo do dia, os estudantes participaram de palestras sobre preservação de fauna silvestre, posse responsável de animais domésticos de pequeno e médio porte, além de orientações sobre o manejo de animais de grande porte. A programação também incluiu uma visita guiada às estruturas instaladas pela concessionária ao longo da rodovia para reduzir os impactos sobre a vida animal na região.
A segurança no entorno das estradas foi outro tema abordado. Os participantes foram alertados sobre os riscos de soltar pipas nas proximidades da rodovia — prática que pode causar acidentes graves — e receberam informações sobre ocorrências de furto e vandalismo registradas na via, com foco na importância da preservação do patrimônio público.
Participantes
Pela Concessionária Tamoios, integraram a atividade o especialista em Meio Ambiente Danilo Leme Souza, a assistente social Aline Cristina Munhoz e a analista de Responsabilidade Social Elmar Soares de Faria. O Centro Universitário Módulo foi representado pelas estudantes Ana Cristina de Souza Santos, Samara de Paula Amorim dos Santos e Jucélia Adriana Silva Soares Mota.
A iniciativa reforça a sinergia entre concessionárias de rodovias e instituições de ensino superior na promoção de valores ambientais e de cidadania entre jovens da região do Litoral Norte paulista.