Jejé faz história no longboard: pentacampeão brasileiro de São Sebastião garante vaga no Mundial da ISA
Jefson Silva conquista o quinto título nacional em Baía Formosa e o bicampeonato paulista em Peruíbe, consolidando São Sebastião como celeiro do surfe nacional
São Sebastião tem mais um motivo para celebrar. O surfista Jefson Silva, o Jejé, de 39 anos, viveu em junho de 2026 um dos meses mais marcantes de sua longa carreira: em uma sequência de resultados expressivos, conquistou o pentacampeonato brasileiro de longboard em Baía Formosa (RN) e o bicampeonato do Paulista Pro, em Peruíbe, assegurando também a vaga para representar o Brasil no Mundial da International Surfing Association (ISA), agendado para o Peru entre os dias 6 e 15 de novembro.
O feito é ainda mais significativo pelo fato de o título nacional ter sido conquistado de forma antecipada, antes mesmo das semifinais da última etapa do circuito. "Conquistar o circuito brasileiro de forma antecipada trouxe ainda mais motivação para seguir trabalhando. Esses títulos representam anos de dedicação ao esporte", disse o atleta, que já mira o próximo desafio: uma competição em Portugal antes do Mundial peruano.
Uma trajetória construída nas ondas do Litoral Norte
Natural de Serra dos Amores, distrito de Nanuque (MG), Jejé chegou ao mar quando ainda era criança, após sua mãe começar a trabalhar como caseira na Praia da Baleia, em São Sebastião. O primeiro contato com a prancha aconteceu entre os 11 e 12 anos, numa escolinha coordenada pelos professores Marcelo Aguiar e Wagner Pupo. O litoral norte paulista foi, desde então, o palco de sua formação e de sua ascensão.
"Quando descobri que o surfe era o meu caminho de vida, abdiquei de muitas coisas para buscar evolução no esporte e nas competições. O surfe representa conhecimento, vivências, aprendizado e troca de experiências. Jamais seria uma pessoa tão realizada se não tivesse me conectado com esse esporte", afirmou Jejé.
Currículo que fala por si
Os títulos de 2026 se somam a uma carreira repleta de conquistas. Jefson Silva é campeão pan-americano (2022), bicampeão sul-americano da WSL, tetracampeão do Salinas Surf Festival e já alcançou a quarta posição no ranking mundial, em 2015. Seus cinco títulos brasileiros foram obtidos em 2014, 2019, 2021, 2024 e agora em 2026.
Com mais esse título, São Sebastião consolidou uma marca histórica: o município acumula 11 campeonatos brasileiros de longboard, sendo cinco com a assinatura de Jejé, cinco do também são-sebastianense Carlos Bahia, de Maresias, e um de Wenderson Biludo, de Cambury.
Referência para as novas gerações
As conquistas de Jefson Silva transcendem os pódios. Moradores e praticantes de surfe da região veem no atleta um exemplo de dedicação e pertencimento — alguém que cresceu nas ondas locais e chegou ao topo do esporte sem perder o vínculo com o Litoral Norte. A trajetória de Jejé reforça a vocação de São Sebastião para revelar e projetar talentos do surfe nacional e internacional.