São Sebastião renova liderança do Conselho Municipal do Idoso com nova diretoria para o biênio 2026-2028
Eleição por aclamação definiu Felipe Cardim como presidente do Comiss, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil
O Conselho Municipal do Idoso de São Sebastião (Comiss) escolheu na terça-feira (23 de junho) sua nova composição diretiva para o período de 2026 a 2028. A eleição, realizada com o apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), definiu por aclamação os nomes que vão conduzir o colegiado nos próximos dois anos.
Felipe Cardim foi eleito presidente do conselho, tendo Sebastião Passarelli como vice-presidente. A secretaria ficou a cargo de Eliana Sanches, como 1ª secretária, e Berenice Medeiros, como 2ª secretária. A tesouraria será exercida por José Luiz e Fagner Lacerda.
Composição paritária
O Comiss é estruturado de forma paritária, reunindo integrantes tanto do poder público quanto da sociedade civil, em conformidade com a Lei Municipal nº 2.604/2019. O conselho inclui representantes de entidades privadas sem fins lucrativos que atuam em prol da população idosa, como o Centro de Convivência da Terceira Idade, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de instituições de ensino e pessoas físicas que representam os próprios usuários dos serviços.
A estrutura paritária garante que as deliberações do conselho reflitam tanto as políticas públicas municipais quanto as necessidades identificadas diretamente pelas organizações e cidadãos que convivem com a realidade da terceira idade em São Sebastião.
Papel do conselho
O Conselho Municipal do Idoso tem como função acompanhar, fiscalizar e propor diretrizes para as políticas voltadas à população idosa no município. Com a renovação da diretoria, o colegiado inicia uma nova fase de gestão com o desafio de fortalecer serviços de assistência, promover a inclusão social e garantir os direitos previstos no Estatuto do Idoso.